1º ENCONTRO TÉCNICO DE RESIDUOS SÓLIDOS MUNICIPAIS, PARCERIA: CONSORCIOS – UFG – UNIFORTE – SEAPA (COOPERATIVAS REGIONAIS E POLO DE COMPOSTAGEM)

Na quinta-feira dia 02/12/2021 na Escola de Agronomia da UFG foi realizado um encontro entre Consórcios Públicos CM3R e CBC, UFG e UNIFORTE com técnicos municipais do meio ambiente para tratar da parceria que visa a estruturação de Cooperativas Regionais de Catadores e a implantação do Polo de Compostagem nos municípios polo dos consórcios.

Na primeira pauta o Sr. Fernando Bartolo (coordenador da Incubadora Social da UFG) apresentou aos técnicos a estimativa de recursos financeiros que os municípios podem gerar com a implantação do sistema de coleta seletiva de materiais recicláveis e materiais orgânicos. Ele explicou aos técnicos que os municípios estão mandando para os lixões fonte de recursos que poderia gerar renda para os catadores de recicláveis, e no caso dos materiais orgânicos, a compostagem poderia ser utilizada pelo próprio município em Parques, jardins e Hortas comunitárias e até mesmo para distribuir para pequenos produtores e a agricultura familiar. Mostrou aos técnicos que implantação de cooperativas regionais em municípios polos viabiliza uma logística de processamento e comercialização de toda geração de resíduos coletados.

Na segunda pauta, a professora Eliana Brasil (coordenadora do projeto Nucli Solos da UFG) explicou aos técnicos municipais as possibilidades de aproveitamento dos materiais orgânicos através da compostagem. Falou da parceria da UFG com os consórcios para disponibilizar tecnologia nos Polos Regionais de Compostagem. Falou também sobre o Polo Tecnológico da UFG, especialmente do Projeto Nucli Solos onde a Universidade desenvolve pesquisa para aproveitamento de restos de matérias orgânicas. Ressaltou que somente através de parcerias é que será possível aos municípios enfrentar esse desafio.

Na terceira pauta, a sra. Dulce Helen (Presidente da Central das Cooperativas de Goiânia) falou dos desafios do cooperativismo, ressaltou a parceria que existe entre as cooperativas de Goiânia com a UFG e o MP e o Município de Goiânia, a qual possibilitou a aquisição de máquinas, equipamentos, construção de galpões, e recentemente o projeto que permitiu a aquisição da máquina de triturar vidros, uma parceria entre UFG, UNIFORTE, MP e Ministério do Trabalho. Falou das vantagens que a união das cooperativas alcançaram através da UNIFORTE, citando a comercialização em grande escala que alcança melhor preço nos materiais recicláveis.

Ao final do encontro, foi feita uma visita ao Polo Tecnológico da UFG (no Projeto Nucli Solos) onde os técnicos puderam conhecer o trabalho que a professora Eliana vem desenvolvendo na compostagem em grande escala. Depois outra visita foi feita na Cooperrama, onde os técnicos conheceram as instalações, tipos de materiais separados, e finalizou a visita com almoço servido a todos participantes do encontro.

Fonte: CM3R e CBC