CM3R E UFG FIRMAM COMVÊNIO VISANDO A DESTINAÇÃO AMBIENTALMENTE ADEQUADA DOS RESIDUOS SÓLIDOS ATRAVÉS E COOPERATIVAS E UNIDADES DE COMPOSTAGEM.

Quarta-feira dia 04/08/2022 na no Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Goiás – UFG, foi realizada a solenidade de assinatura de Convênio entre o CM3R e a UFG com interveniência da FUNAPE, consolidando a parceria que o Consórcio vem trabalhando visando a implantação da coleta Seletiva, Educação Ambiental e Compostagem nos municípios.

Essa parceria vem sendo discutida desde o ano passado, e com base nos dados de geração de resíduos sólidos levantada no Plano Intermunicipal do CM3R de 2018, constatou-se que os municípios estão enterrando em lixões materiais recicláveis e orgânicos que uma vez separados e processados poderiam gerar milhões de renda para catadores por meio de separação dos materiais recicláveis e compostagem dos resíduos orgânicos.

Para isso a UFG propôs um levantamento para diagnóstico atual da geração dos resíduos nos municípios visando a estruturação de Cooperativas Regionais de catadores de recicláveis e Polo de Compostagem para processamento os resíduos orgânicos. Assim será formada uma logística onde os catadores terão maior dignidade e melhor renda, e o município reduzirá custos de operação e impacto nos lixões e estará também cumprindo a política de resíduos sólidos dando a destinação correta dos resíduos.

A partir de agora a UFG inicia as visitas in-loco do Levantamento inicial para diagnóstico da atual geração de resíduos sólidos em cada município.

Participaram da solenidade o Presidente do Consórcio André Chaves (prefeito de Buriti Alegre), prefeito de Panamá – José Willian, prefeito de Morrinhos – Joaquim Guilherme, representado prefeito de Bom Jesus – Iara (secretaria de Administração), representado prefeito de Edéia – Nasla (secretária de Meio Ambiente), pela UFG estavam presentes a Reitora profa. Angelita Pereira e sua equipe, pela FUNAPE o presidente Orlando Afonso.