CM3R E UFG REALIZAM REUNIÃO EM MORRINHOS PARA APRESENTAR O PLANO DE AÇÃO DO LEVANTAEMNTO DA GERAÇÃO DE RESIDUOS DOS MUNICIPIOS

Quinta-feira dia 25/08/2022 o Consórcio Três Rios e a UFG realizaram uma reunião em Morrinhos – GO para apresentar aos técnicos municipais de meio ambiente o Plano de Ação do Projeto UFG-CM3R (Resíduos Sólidos).

Este projeto tem por finalidade um Diagnóstico da geração de resíduos sólidos nos municípios com o objetivo de implantar Cooperativas de Catadores (p/ os materiais recicláveis) e Unidade de Biocompostagem (p/ os materiais orgânicos).

As ações do projeto começam pelas visitas  dos Técnicos da UFG nos municípios quando serão levantadas as potenciais áreas para implantação de unidades de compostagem dos orgânicos e a estrutura necessária para implantação de cooperativas para os materiais recicláveis.

A estrutura proposta segue Politica Nacional de Resíduos Sólidos, cumprindo a função ambiental de dar a destinação correta dos resíduos, também a função social de dar dignidade aos catadores tirando-os dos lixões e dando a eles melhores condições de trabalho, EPIs, e melhor remuneração, bem como a função econômica de gerar renda para pessoas desempregadas, iniciando assim o processo de encerramento dos lixões.

Oito (8) municípios consorciados serão beneficiados pelo projeto: Bom Jesus, Buriti Alegre, Edéia, Morrinhos, Panamá, Porteirão, Professor Jamil e Vicentinópolis.