REUNIÃO CM3R E MUNICÍPIO DE PORTEIRÃO – GO, PARCERIA: CM3R, UFG, UNIFORTE, MP-GO, SEAPA, P/ DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Na quarta-feira dia 17/11/2021 na sede do CM3R em Goiânia, realizou-se uma reunião entre o CONSÓRCIO E MUNICIPIO DE PORTEIRÃO, para tratar do Projeto de Regionalização dos Aterros Sanitários pelo Estado, e as parcerias que o Consórcio vem trabalhando visando a implantação da coleta Seletiva, Educação Ambiental e Compostagem.

Na reunião o Assessor Jurídico do Consórcio Dr. Itamar Mendonça discutiu com a assessoria do município de Porteirão o cenário atual da destinação dos Resíduos Sólidos municipais, especialmente a possibilidade de implantação de uma CTRS (Central de Tratamento de Resíduos Sólidos) no município de Porteirão – GO para um grupo de 17 municípios (conforme Nota Técnica) do PLC do Estado, em tramitação na ALEGO.

Na reunião também foi abordado a Parceria que o Consórcio vem trabalhando com UFG, MP/GO, UNIFORTE, SEAPA, visando a fase de pré-aterramento dos resíduos sólidos. Na qual prevê estruturação de Cooperativas Regionais de recicláveis e Polo de Compostagem para os resíduos orgânicos. Assim será formada uma logística onde os catadores terão maior dignidade e melhor renda, e o município reduzirá custos de operação e estará cumprindo a política de resíduos sólidos dando a destinação correta dos resíduos.