REUNIÃO CONSÓRCIOS CM3R E CBC – UFG – SEAPA/GO, PARA TRATAR DA POLÍTICA ESTADUAL DE BIOINSUMOS

Nesta terçã feira dia 02/12/2021 na Secretaria de Agricultura do Estado de Goiás foi realizada uma reunião dos consórcios públicos de resíduos sólidos (CM3R e CBC/GO) com o Superintendente DONALVAN  para tratar do Programa de Bioinsumos do Estado de Goiás.

A reunião foi intermediada pela Professora Eliana Brasil do Projeto Nucli Solos da UFG, com o objetivo de ampliar a parceria que vem sendo trabalhada entre Consórcio, UFG, MP e UNIFORTE visando a estruturação de Cooperativas Regionais de Catadores e implantação de Polo de Compostagem para destinação correta dos resíduos sólidos dos municípios. O Superintendente Sr. Donalvan apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela SEAPA voltado aos pequenos produtores e para a agricultura familiar e se comprometeu a apoiar os municípios na implantação da compostagem dos materiais orgânicos.

Ao final ficou definido a realização de dois projetos pilotos de Compostagem de materiais seletivos em municípios polos dos Consórcios: CM3R  e CBC/GO, com o apoio técnico da UFG através do Projeto Nucli Solos coordenado pela professora Eliana. O Sr. Carlos Alberto, prefeito de Goianira e Presidente do Consórcio Brasil Central colocou seu município para ser uma das sedes do evento no CBC, e Sr. José Willian, prefeito de Panamá e Vice-Presidente do Consórcio Três Rios indicou o município de Morrinhos – GO para ser sede de outro evento no CM3R.