REUNIÃO DO GRUPO – I (CROMÍNIA, MAIRIPOTABA, PROFESSOR JAMIL) PARCERIA: CM3R, UFG, UNIFORTE, MP-GO, P/ DESTINAÇÃO DOS MAT. RECICLÁVEIS

Nesta terça-feira dia 09/11/2021 em Goiânia, na sede do CM3R, realizou-se uma reunião do Grupo – (CROMÍNIA, MAIRIPOTABA, PROFESSOR JAMIL)  para tratar do projeto de parceria visando a implantação da coleta Seletiva, Educação Ambiental e Compostagem nos municípios do grupo.

O objetivo da reunião foi apresentar o projeto de parceria que o consórcio vem trabalhando com a UFG, UNIFORT e MP/GO, e definir sobre a estruturação de uma cooperativa núcleo para os três municípios através da Incubadora Social da UFG/GO, juntamente com a implantação da coleta seletiva, e ainda a compostagem dos materiais orgânicos em grande com apoio da universidade.

O Sr. Fernando Bartolo – coordenador da Incubadora social da UFG fez toda a exposição do projeto de parceria com o consórcio, explicando que trata e uma experiencia que vem alcançando grandes resultados nas cooperativas da capital. O Assessor jurídico do CM3R, Dr. Itamar Mendonça, explicou aos prefeitos o novo cenário proposto pelo Estado de Goiás na regionalização dos serviços de saneamento básico, ressaltando que o consórcio paralisou as ações dos aterros sanitários e focou  nas ações de pré-aterramento.

Ao final da reunião o prefeito de Mairipotaba, Carlos Henrique, manifestou dizendo que não apoia a parceria e que seguirá com ações próprias. O prefeito de Cromínia, Gilvander Pereira, pediu maiores informações do projeto para tomar decisão. Já o prefeito de Prof. Jamil, Ney Novaes, parabenizou a UFG e o Consórcio pela iniciativa dizendo que a  universidade é uma grande fonte de conhecimento, e que sua gestão conta com a parceria para implantação da coleta seletiva e estruturação da cooperativa de catadores de recicláveis.