REUNIÃO VIODECONFERÊNCIA, PARCERIA: CM3R, UFG, UNIFORTE, MP-GO, NA COLETA SELETIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Na quarta-feira dia 16/09/2021, o Consórcio Municipal Três Rios – CM3R, realizou Reunião virtual visando a implantação da coleta Seletiva e Educação Ambiental nos municípios do Consórcio. A reunião foi conduzida pelo Dr Juliano de Barros, do Centro de Apoio de operações do Meio Ambiente (Procuradoria do MP/GO), e tratou da parceria que o CM3R a UFG e UNIFORTE vem trabalhando para estruturação de cooperativas núcleos no Consorcio.

O objetivo da reunião foi buscar também o apoio do CAO-Meio Ambiente do MP, que já participa de parcerias com a UNIFORTE e UFG em Goiânia, o qual será importantíssimo para o alinhamento da atuação dos promotores de cada município, que poderão fiscalizar as ações que os municípios vem desenvolvendo de forma consorciada, e poderá até ajudar no financiamento da implantação e estruturação de cooperativas núcleos cos consórcios de resíduos sólidos.

Após se inteirar da parceria o Dr. Juliano disse que esse e o caminho viável pra alavancar de vez a coleta seletiva e destinação final dos resíduos, disse que os consórcios devem focar ações na fase da coleta seletiva e deixar ao Estado de Goiás a disposição final através das CTRS (conforme a proposta de regionalização em tramitação na ALEGO/GO) e ressaltou que a parceria que vem sendo realizada em Goiânia (UNIFORGTE-UFG-MP) é exemplo para os demais municípios goianos através dos consórcios.

Fonte: CM3R